quinta-feira, 11 de abril de 2013

Ter no sentido de existir


O verbo "haver", no sentido de "existir", "acontecer" ou "tempo decorrido", é verbo impessoal e fica SEMPRE no singular. E é impessoal porque não admite sujeito, e como não admite sujeito não sofre flexão de número (plural). Lembram a regra básica de que o verbo concorda com o sujeito? Pois é. Sem sujeito, sem com quem concordar.

Da mesma forma acontece com o verbo fazer no sentido de "tempo", como: "faz dez anos que não nos vemos"; e não: "fazem dez anos que não nos vemos". O "dez anos" não é sujeito da oração, pois o verbo "fazer" no sentido de tempo é impessoal, não tem sujeito e, portanto, fica SEMPRE no singular.

O verbo "ter" no sentido de existir, apesar de ser um desvio da língua padrão, pode ser utilizado na linguagem informal, mas obedecendo à mesma regra: SEMPRE no singular. Assim, o correto é dizer: "tinha muitas pessoas na festa"; e, não: "tinham muitas pessoas na festa".

É a dica do Português de hoje, sendo o quadro acima um oferecimento do Dicas Diárias de Português. Boa noite a todos e um grande abraço por hoje.

Phelipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário