domingo, 31 de março de 2013

Algumas dicas de Língua Portuguesa

Continuando a nossa série de dicas diárias sobre a Língua Portuguesa, hoje temos:

AFIM ou A FIM?

"Afim" é um adjetivo referente à afinidade. Exemplo: "sentimentos afins". Como se pode ver, o adjetivo "afim", no exemplo, está qualificando o substantivo "sentimentos".

Já "a fim" é um conectivo que indica finalidade (= para). Está presente na locução prepositiva "a fim de". Exemplo: "Estudava muito, a fim de ser aprovado". Note que a locução prepositiva poderia perfeitamente ser substituída pela preposição "para": "Estudava muito para ser aprovado".

DEBAIXO ou DE BAIXO?

Usamos "debaixo" sempre que a seguir vier a preposição "de": “O gato estava debaixo da mesa”; “Escondeu-se debaixo da cama”…

Se não houver a preposição "de", usamos "de baixo": “O apartamento fica no andar de baixo”.

DEMAIS ou DE MAIS?

Só usamos "de mais" quando se opõe a “de menos” na expressão “não tem nada de mais”.

Nos outros casos, quando pode significar “muito, bastante” ou “o restante”, devemos usar "demais": “Comeu demais”; “Os demais devem retornar amanhã”.

ENCIMA ou EM CIMA?

 A palavra “encima” vem do verbo “encimar” conjugado ou na terceira pessoa do singular do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo. Tem significado de “colocar em cima de”, “coroar”, “algo situado acima de”, “elevar”. Observe:

1. O slogan criado encima toda a campanha.
2. O gerente foi encimado diretor do departamento financeiro.

Já a expressão “em cima” é um advérbio ou preposição e significa “na parte mais elevada”, “na parte superior”, “sobre”, e é antônimo de “embaixo”. Veja:

1. Esse livro estava em cima da cômoda ou embaixo?
2. Pode colocar em cima da mesa, por favor.


Curiosidade: Por que embaixo se escreve junto e em cima separado? Isso ocorre por uma questão de fonética e também de ortografia. Os fonemas bilabiais “m” e “b” se adaptam facilmente na língua portuguesa, além de ser admitida a união entre eles. Agora, no caso de “em cima” seria necessária a troca do “m” pelo “n”, o que não é aceito ortograficamente, contudo, é muito comum encontrarmos “encima”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário