O blog tem por objetivo compartilhar artigos, pesquisas, vídeos, crônicas, ensaios, resenhas, gramática e dicas para concursandos na área notarial e registral. Muito embora tenha por foco o estudo do Direito Registral Imobiliário, contém textos e vídeos sobre os mais variados assuntos. Fica permitida a utilização do conteúdo da página em trabalhos e periódicos de cunho científico e acadêmico. Siga-nos no Twitter (@phelipemonclayr). BONS ESTUDOS E BOM TRABALHO!
quarta-feira, 1 de maio de 2013
Dicas do Português: colocação pronominal no início de frase e o uso da crase antes do pronome indefinido "uma"
NESTA CONSTRUÇÃO FRASAL, HÁ USO INDEVIDO DO SINAL INDICADOR DE CRASE:
Só existem dois casos de crase antes de “uma’, veja:
1 - Com hora (porque não se trata do indefinido, mas do numeral): O trabalho começa à uma hora. Escreve-se igualmente da uma às quatro, e não "de uma às quatro".
2 - Na locução à uma (de uso raro), que significa ao mesmo tempo.
- A FRASE NÃO SEGUE AS REGRAS DE COLOCAÇÃO PRONOMINAL:
A norma culta não aceita orações iniciadas com pronomes oblíquos átonos. A ênclise acontece quando o verbo inicia a oração – que é o caso da frase que está sendo analisada. Assim, fazendo a devida correção, a frase ficaria desta forma:
LEVE-ME A UMA LIVRARIA.
VALE LEMBRAR QUE:
A linguagem da publicidade pode apelar para licença poética para ser direta e acessível. Então, não vá recriminar tudo o que ler. Antes, analise o contexto. Se encontrar desvios da norma culta em textos formais, as correções serão obrigatórias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário